Estas duas cidades na África do Sul, a aproximadamente 50 quilômetros de Cape Town, tem cenários de tirar o fôlego, hospitalidade calorosa, cozinha de classe mundial e ah!!!! Os vinhos…..
Chegando em Cape Town, alugue um carro e inicie sua viagem para esta região vinícola que encanta a todos que a conhece.
Na Região Vinícola do Cabo, principalmente Stellenbosch e Franschhoek, visitar as vinícolas e degustar um bom vinho é o melhor programa. Passear de carro pelas estradinhas, admirando a linda paisagem do vale com suas vinhas entre as montanhas que tem um ar misterioso, é espetacular!
São tantas as vinícolas que fica difícil selecionar quais conhecer, principalmente porque eu tinha apenas 3 dias. Por isso, é importante fazer um roteiro englobando as duas cidades para não perder tempo. Selecionei algumas dicas.
Stellenbosch
Depois de Cape Town, Stellenbosch, é a colônia europeia mais antiga e a região produtora de vinhos mais famosa da África do Sul. O centrinho da cidade é vibrante. Com muitas lojas, galerias de arte, cafés e restaurantes.
Seus vinhedos cobrem as colinas da região e a uva mais cultivada é Cabernet Sauvignon que é utilizada muitas vezes junto da casta Merlot. Além destas variedades as uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Shiraz também são cultivadas.
Porém a fama da região se deve por ser o berço do cruzamento das uvas Cinsaut (Hermitage) e Pinot Noir feita 1925, dando origem a nobre casta Pinotage. (PINOt + hermiTAGE).
Algumas vinícolas que visitei e que recomendo:
Delaire Graff Estate – O lugar é sensacional. Tem um hotel Relais & Chateaux e um restaurante maravilhoso. A vista é incrível! Tentamos almoçar lá, mas não conseguimos. A reserva tem de ser feita com antecedência. Porém ficamos muito satisfeitos em passear pelo local e descobrir a delicadeza de cada continho.
Mas ficamos tão encantados com o cenário, que sentamos no Bar e degustamos vários vinhos da vinícola, acompanhado de deliciosos petiscos.
Tokara Wine Estate – Fica bem em frente ao Delaire. Um ambiente moderno e um hotel super bacana, além do Restaurante e da Delicatessen.
Asara Wine Estate & Hotel – Vista de tirar o fôlego, atmosfera tranquila, um hotel super charmoso e o cultivo de várias castas. Um lugar imperdível para visitar e se possível, dormir.
Jordan Wine Estate – Nesta fazenda histórica com mais de 300 anos, o casal Gary e Kathy Jordan produzem vinhos de altíssima qualidade.
J.C.Le Roux – É a principal casa de vinho espumante da África do Sul. Foi o huguenote francês Jean Le Roux quem plantou as primeiras vinhas na propriedade. A adega e os vinhedos encontram-se na parte histórica da fazenda.
Boschendal Wine Estate – Uma experiência excepcional! Visitar esta fazenda que data de 1685, a segunda mais antiga vinícola da região.
Franschhoek
Há mais de 300 anos, os Huguenotes (protestantes franceses durante as guerras religiosas na França na metade do século XVI), se fixaram no vale de Franschhoek, trouxeram com eles suas tradições e conhecimentos em viticultura e vinicultura e transformaram a região em um dos vales mais bonitos do mundo.
Hoje, existem uma variedade de adegas e pequenas vinícolas que atende ao apreciador de vinhos mais exigente. Muitos são os vinhos premiados, desde tintos a brancos super elegante, além de deliciosos espumantes. Seguem algumas indicações:
Vrede en Lust Winery – Surgiu em 1688 quando Jacques de Savoye chegou a África do Sul, vindo da Europa. Em 1996 a propriedade foi comprada pela família Buys que renovaram o excepcional potencial de produção de vinho.
Lynx Wine Estate – Uma das menores vinícolas de Franschhoek . Produz uma variedade de vinhos deliciosos em uma paisagem absolutamente fascinante.
A culinária na região também é especial. Foi lá que conhecemos e saboreamos uma iguaria sul-africana, o “biltong” (uma carne seca e curada) que acompanhado de um chopp geladinho caiu super bem ao final da tarde.
Uma fantástica opção, é jantar no Restaurante Le Petite Ferme. O entardecer no local é lindo! Vale a pena reservar uma mesa e chegar uma hora antes para tomar um aperitivo apreciando a vista. Imperdível! Vale lembrar que na África do Sul, os restaurantes fecham cedo. Então uma boa hora para fazer sua reserva é por volta das 19h.
Na cidade existe um trenzinho e um ônibus que percorrem diversos vinhedos fazendo um tour muito interessante. Basta encontrar o “kiosque” da empresa no centrinho da cidade e comprar seu ticket.
Muito interessante é visitar o Huguenot Memorial Museum que mostra os primeiros colonizadores da cidade.
E para uma estadia super exclusiva, muito charmoso é o Leeu House. Localizado na rua principal perto dos restaurantes, das lojas e galerias de arte de Franschhoek.
Não demore muito. Visitar estas duas fantásticas cidades deve fazer parte de sua próxima viagem.
Deixe um comentário