A duas horas de trem, partindo de Edimburgo, está St. Andrews, uma cidade que contém o DNA escocês do golfe, preserva com muito cuidado a tradição deste esporte e o mantém vivo com seus campeonatos internacionais, campos espetaculares e espaços culturais como o Museu Britânico do Golfe.
O lugar impressiona! E jogar no campo de golfe mais antigo do mundo, Old Course, é um privilégio.
A grama é de um verde intenso, a beleza de tudo encanta e atrai não somente os jogadores de golfe, como eu, mas qualquer um que queira caminhar e observar. Lá se tem uma percepção muito clara da grandeza da indústria deste esporte.
Na Escócia há muitos campos e desta vez visitei um dos campos de golfe mais famosos do mundo, The Old Course, também conhecido como “A casa do Golfe”. Seus sete campos, além de serem tradicionalmente dotados de beleza cenográfica, são perfeitos para o esporte e atraem desde amadores do golfe a atletas profissionais de todo o planeta.
Para quem passa apenas um dia em St. Andrews, é possível fazer uma visita guiada por Old Course e também conhecer o Museu Britânico do Golfe.
–
A história do esporte
Mesmo tendo semelhanças a outros esportes jogados com tacos e bolas, a origem do golfe é escocesa. A evidência mais antiga data de 1457, reinado de Jacob II na Escócia.
O primeiro clube de golfe do mundo foi o The Gentlemen Golfers of Edinburgh, fundado em 1744 e que se tornou a Society of St. Andrews Golfers dez anos mais tarde. As sociedades cresceram bastante nesta época pois através dela aconteciam muitas atividades como corridas de cavalo, tiro, arco e claro, golfe!
Os membros das sociedades competiam por troféus em eventos como a Copa Silver Club ou a Musselburgh Cup, em que os vencedores ganhavam uma bola de prata ou medalha. A sociedade St. Andrews Golfers teve seu nome atualizado para The Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews quando o rei Guilherme IV se tornou seu patrono, em 1834.
–
The Old Course – A casa do golfe
Golfe é jogado em St Andrews há mais de 600 anos e mesmo com mudanças na paisagem, The Old Course se mantém intocado desde o tempo de Old Tom Morris, na segunda metade do século XIX.
Em St Andrews você encontra muito mais do que um campo, você encontra o maior complexo público de golfe da Europa com sete campos um ao lado do outro. São eles:
– The Old Course com 6721 jardas
– The New Course com 6625 jardas
– The Jubilee Course com 6742 jardas
– The Castle Course com 6759 jardas
– The Eden Course com 6250 jardas
– The Strathtyrum Course com 5620 jardas
– The Balgove Course com 1520 jardas
Em St Andrews é possível jogar golfe, passear, fazer compras ou simplesmente relaxar com estrutura cinco estrelas.
Museu Britânico do Golfe
O museu está situado em St Andrews próximo ao The Old Course. Dentro do museu, a história do esporte e dos campeonatos é mostrada com riqueza de detalhes.
Desde a primeira medalha de Tom Morris em 1872 aos tempos atuais de Claret Jug, as coleções mostram objetos que contam a história dos campeonatos e seus campeões.
Desde quando o campeonato St Andrews Open começou, em 1873, os melhores atletas do mundo passaram por aqui.
Há um acervo muito interessante que mostra a evolução dos equipamentos e suas tecnologias.
Há muitos outros registros importantes da história deste esporte expostos no Museu Britânico do Golfe e prestando atenção em detalhes é possível descobrir muitas curiosidades preciosas!
Old Course e o Museu Britânico do Golfe são lugares perfeitos para quem pratica e admira o esporte!
Deixe um comentário