Beira Alta
A nobre região Demarcada do Dão em Portugal instituída em 1908, está localizada na província da Beira Alta e é conhecida pelas suas vinhas plantadas em um relevo acidentado e com um clima propício para a produção das uvas que dão aos seus vinhos uma especial qualidade.
Foi uma das primeiras regiões do país a produzir vinhos de mesa e de acordo com especialistas têm aromas delicados, uma excepcional acidez, é elegante e equilibrado. Entre as castas, a Touriga Nacional se sobressai pois produz um vinho com aromas poderosos, encorpados e adequados para um envelhecimento lento, o que faz com que seu paladar seja ainda mais especial. E não posso deixar de mencionar os espumantes que são frescos e com aromas de frutas.
Desta vez, escolhemos uma das cinco rotas que hoje existem para apreciar a produção vinícola da região Demarcada do Dão: as Terras de Viseu.
Viseu é uma das agradáveis surpresas que meu país guarda e que devem ser descobertas por quem visita a região central de Portugal. Localizada a 128 km da cidade do Porto e a 327 km de Lisboa, é a capital da Beira Alta. É uma cidade muito verde devido aos diversos parques que podemos ver nos arredores como o Parque Florestal de Fontelo, o Parque Aquilino Ribeiro ou a Cava de Viriato. Mas caminhando pelo belíssimo e conservado centro histórico, devido as ruelas de pedras e edifícios medievais vemos como a cidade muda de cor.
Na entrada de uma praça, no centrinho, encontramos a estátua de Aquilino Ribeiro. Nascido em Viseu é considerado um dos romancistas portugueses mais produtivos da primeira metade do século XX.

Aquilino Ribeiro
Nas ruas estreitas com características medievais encontram-se lojas, restaurantes, charmosos hotéis e cafés.
Estátua em bronze do Rei Dom Duarte que nasceu em Viseu no ano de 1391.
Na nossa passagem pela cidade ficamos hospedados na Pousada de Viseu, que está localizada em um antigo hospital da cidade, inaugurado em 1842 e que foi completamente remodelado em 2009. Fica a 10 minutos a pé do centro histórico, possui um spa com diversas terapias e tratamentos, além de um restaurante com comidas típicas da região.
São diversos os lugares que temos para conhecer em Viseu. Infelizmente tivemos somente um dia e meio, mas deu para ver de perto as relíquias que a cidade tem a mostrar. Começamos nossa caminhada a partir da Pousada de Viseu e passamos por diversas ruas.
A Praça da República (Rossio) – Lá se encontra o Edifício da Câmara Municipal, construído no século XIX. É o centro da cidade, tem um belíssimo jardim.
E painéis de azulejos ricamente pintados que mostra os trajes típicos da região e cenas da vida cotidiana.
A Sé – Catedral de Santa Maria de Viseu – A fachada é do século XVII e seu interior é riquíssimo.
A Igreja da Misericórdia – Está localizada em frente a Catedral e forma um espetacular conjunto de edifícios. Foi construída no século XVI e tem uma linda fachada com dois campanários.
Porta do Soar – É uma das portas que pertencia a muralha medieval da cidade de Viseu.
Casa do Miradouro – Este edifício histórico fica próximo a Sé e tem um maravilhoso jardim que vale a pena visitar.
Igreja de São Sebastião – Uma interessante capela de uma torre só e porta e janelas com molduras em granito.
Museu Nacional Grão Vasco – É o mais importante da cidade. Está localizado no antigo palácio dos bispos que fica ao lado da Catedral. Lá tivemos o privilégio de ver obras de Vasco Fernandes, um importante pintor renascentista do século XVI.
A obra exposta mais importante são os painéis que contam parte da história da vida de Cristo.
E para finalizar nosso tour, nada mais merecido do que uma parada na deliciosa loja da Vó Elisa que deixa sua “herança de sabores” nos fumeiros (presuntos, enchidos), queijos, conservas, cereais onde pudemos nos deliciar com estas iguarias da região, bem como degustar um delicioso vinho da região do Dão.

Meu amigo Raul
Próximo a Viseu encontra-se a fábrica de roupas de banho Abyss & habidecor, empresa do grupo Celso de Lemos que possui ainda outras 3 marcas diferentes: roupas de cama Celso de Lemos que é considerada a alta costura dos têxteis de cama, os vinhos Quinta de Lemos e o estrelado Michelin (que comentei acima) Restaurante Mesa de Lemos.
Todo 1º domingo do mês, a Abyss & habidecor abre suas portas para venda direta ao público. Tivemos a oportunidade de comprar as mais finas toalhas de banho e belíssimos tapetes de banheiro com designers espetaculares.
—————————————
Douro
São diversos tipos de acomodação, todas muito especiais, mas a Quinta da Pacheca inovou e oferece aos seus hóspedes uma experiência única! A possibilidade de dormir numa pipa de vinho aos lado dos vinhedos e oliveiras. Muito interessante!!!






Prova de vinhos

Prova de azeites
E foi lá onde minha esposa provou e adorou a mais nova moda de drinks: O Porto Tônic. Feito com vinho do Porto branco dry, gelo, laranja, alecrim e água tônica.
—————————————————————–
Trás-0s-Montes
Não poderia deixar de mencionar uma “joia” da arquitetura portuguesa, que está a cerca de uma hora da cidade do Porto e a 15 minutos da cidade de Chaves no norte de Portugal. Idealizado durante o reinado de D. Carlos I que desejava construir uma estância terapêutica de luxo, em 1910 foi inaugurado o Vidago Palace Hotel.
Devido aos tratamentos termais e do campo de golfe inaugurado em 1936, tornou-se durante a 2ª Guerra Mundial, um dos balneários de maior prestígio na Europa. Hoje é um belíssimo hotel 5 estrelas que faz parte da rede de hotéis de luxo, Leading Hotels of the World.
Serviço de luxo, requinte, elegância, alta gastronomia, um moderno Spa com água mineral de Vidago e a beleza de um Parque Natural centenário! Tudo isso e muito mais encontramos neste paraíso que vale a pena conhecer.
———————————————————————-
Porto
Finalizamos nosso pequeno circuito na cidade do Porto. Nunca me canso de ir até lá. Dessa vez ficamos hospedados num edifício histórico no coração da cidade, o Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas. Muito bem localizado, próximo da Torre dos Clérigos, da linda Estação de comboio São Bento e da famosa Livraria Lello. Nosso apartamento tinha uma linda vista para a Praça da Liberdade.
O Palácio das Cardosas fica a poucos minutos à pé de vários restaurantes. Fomos ao DOP comandado pelo chef Rui Paula. Excepcional!
O Hotel também está a poucos metros da Ribeira. E fomos premiados com um lindo dia ensolarado de inverno.
Neste mesmo dia a tarde, visitamos o maravilhoso Parque de Serralves onde está a Casa de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Sempre que vou ao Porto, se tenho oportunidade, gosto de visitar o Parque.
E apreciamos a exposição da artista Paula Rego.
Este é um pequeno circuito, dentre muitos que meu país tem a oferecer. Porém, o charme dessa região é para mim, um dos melhores passeios que existem para fazer no Norte de Portugal. Vale a pena mencionar que se puderem fugir dos meses de inverno: dezembro, janeiro e fevereiro é sempre melhor. Mas se não, as belezas estão sempre lá. É só mudar o olhar, o espírito e se aventurar.
Crédito das fotos: Vidago Palace Hotel: site vidagopalace.com/pt/
Deixe um comentário