Com uma extensa paisagem carregada de belíssimas florestas que dominam o horizonte, montanhas de granito iluminadas pelo sol e lagos extraordinários, Dakota do Sul, um dos 50 estados dos Estados Unidos, tem paisagens simplesmente de tirar o fôlego!
Depois da agricultura, que é muito forte na região com suas imensas planícies com plantações de milho, trigo e girassóis, o turismo é a principal indústria de Dakota do Sul. E nós fomos até lá para conferir porquê. Com cenários de filmes de faroeste que foram eternizados por Hollwood, Dakota do Sul é conhecida pelas suas duas atrações mais famosas: Black Hills e Badlands.
Badlands é um parque nacional com cerca de 982 km² de área onde está a maior pradaria protegida nos Estados Unidos. Com uma vegetação de diferentes cores, muitas espécies de plantas são encontradas ali. Localizado em Dakota do Sul, este Parque feito do acúmulo de areia, lodo, argila e muita erosão que ao longo de milhões de anos fez formar maravilhas geológicas como pináculos, agulhas e buttes de diferentes cores que variam entre bege, marrom, amarelo, cinza e preto.
Black Hills (Colinas Negras) são uma região de montanhas que se encontram dentro das Grandes Planícies e são consideradas sagradas pelos nativos americanos porque fazem parte da história do velho oeste americano. A descoberta do ouro na região em 1874 iniciou uma das grandes corridas de ouro no velho oeste.
Black Hills e Badlands são facilmente acessíveis de carro e foi isto que nós fizemos. Saímos de Belo Horizonte para Chicago com uma rápida conexão no Panamá, voando Copa Airlines. Em Chicago embarcamos pela American Airlines para Rapid City onde está o aeroporto mais próximo para iniciar esta aventura.
Rapid City está rodeada de pinheiros em uma paisagem sem fim e é cercada por belezas naturais e seis parques nacionais. É a segunda maior cidade de Dakota do Sul e lá encontramos joias escondidas em cada esquina. Restaurantes, lojas, pubs, artesanatos feitos por artesãos Lakota, entre outras atrações estão no centro da cidade.
A principal cidade de Dakota so Sul é Sioux Falls, mas importante saber que o aeroporto de Rapid City tem uma excelente malha aérea para diversas cidades americanas. E foi lá que alugamos um carro e percorremos muitos quilômetros dentro dos parques. Paga-se US$25,00 por veículo para entrar no parque Badlands. Black Hills não cobra.
Perto de Rapid City, a aproximadamente 60 km, está a primeira atração que visitamos: o Custer State Park. Uma reserva de 28.000 hectares com pinheiros imponentes e riachos com águas cristalinas. Considerado o símbolo do parque, os bisões-americanos, também conhecidos como búfalos, correm livres em grandes manadas. Mas não é só! Coiotes, cervos, alces, burros e cães também desfrutam da liberdade. Neste park, existem excelentes possibilidades de acomodação. De acampamentos e hotéis históricos, a resorts modernos. Uma linda experiência o pernoite em qualquer uma das opções.
A grande atração da região é a imensa quantidade de tipos de esportes que são praticados na região: caminhadas, cavalgadas, mountain bike, caiaques, pescas e passeios a cavalos. Famílias vem de diversas partes do país e também do mundo para aproveitar a incrível maravilha que são as “Colinas Pretas”.
Para ter uma ideia da grandiosidade da região, fizemos um tour de helicóptero que durou 6 minutos. Pagamos US$49,00 por pessoa. Imperdível!
Deadwood, nasceu em 1876 quando uma corrida de garimpeiros e caçadores de fortunas desceu as montanhas de Black Hills na esperança de ter uma vida melhor. Muitos pistoleiros e foras-da-lei andavam por ali. A cidade era praticamente sem lei naqueles primeiros anos e homens e mulheres tinham de ser fortes para encarar a luta na busca da fama e fortuna. Era um pequeno campo de mineração, construído sobre uma história turbulenta da busca do ouro, dos jogos de azar nos Sallon’s e muita pólvora.
Lendários como James Butler Hickok, Martha “Calamity Jane” Canary, Seth Bullock entre outros andavam pelas ruas da pequena Deadwood em Black Hills.
James Butler Hickok – Seus contemporâneos o chamavam Wild Bill. Parte da lenda do Hickok foi construída pela sua capacidade de manusear a pistola. Dizem que ele carregava sua pistola na frente em uma posição incomum. Chegou a cidade de Deadwood em busca de fortuna, mas a vida de aventura de Hickok terminou durante um jogo de cartas no Deadwood’s Sallon. Ele foi baleado por trás por Jack McCall que foi enforcado pelo crime. A composição real das cartas na mão de Wild Bill no momento de sua morte, ficou conhecida com Dead Man’s Hand. Dizem que segurava um “ful hand” (ases e oitos) no momento de sua morte, mas tudo continua sendo um mistério até hoje.
Calamity Jane – Especulações e controvérsias fazem parte da história da vida de Martha Canary “Calamity Jane”. Nascida no Missouri, ficou órfã aos 11 anos, foi viver com parentes em Wyoming e começou a trabalhar como dançarina, garçonete e prostituta. Se vestia com roupas masculinas para disfarçar. Era sempre vista nos “Sallons” bebendo, mascando tabaco e fazendo algazarras. Dizem que teve muitos amores, mas sua grande paixão sempre foi Hickok. Hoje, Calamity Jane e Hickok estão enterrados lado a lado no Mt. Moriah Cemetery na cidade de Deadwood.
Seth Bullock – Foi o primeiro xerife da cidade. Sua alta estatura, ombros largos e olhos intimidadores, o ajudaram a colocar ordem e lei na cidade mais selvagem do oeste americano. Seth Bullock está enterrado no alto da colina do Mt. Moriah Cemetery.
Hoje, histórica e preservada, Deadwood tem modernos hotéis e cassinos. Recomendo dormir uma noite nesta cidade. Devido ao clima, a época mais adequada para visitar a região é de maio a setembro quando a temperatura é super agradável.
Nesta incrível região nem tudo foi esculpido pela natureza. Neste cenário o homem também fez e continua criando atrações surpreendentes que deixam a todos maravilhados. Não pudemos deixar de visitar o Crazy Horse Memorial onde os índios norte-americanos são homenageados. É a maior escultura do mundo sendo construída na lateral de uma montanha. Está localizado ao sul de Back Hills e a 17 milhas do Mount Rushmore National Memorial. Tudo começou quando Brule Lakota Standing Bear, um dos primeiros nativos americanos a frequentar a escola, pediu ao escultor Korczak Ziolkowski que criasse um memorial que mostrasse que “o homem vermelho também tem grandes heróis”.
E a seguir, próximo a Keystone, outra cidade do velho oeste, observamos fascinados o Mount Rushmore National Memorial, uma imensa escultura feita pelo artista Gutzon Borglum e 400 escultores que entre 1927 e 1941 esculpiram, o santuário patriótico mais famoso dos americanos. As imensas faces dos presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln representam os primeiros 150 anos da democracia na América do Norte. Dizem que Borglum enfrentou muitos obstáculos, como invernos rigorosos e falta de dinheiro para conseguir concluir seu projeto e só mesmo com muita obstinação realizou seu sonho fazendo uma das muitas maravilhas do mundo.
Fizemos uma caminhada pela Avenida das Bandeiras onde se encontram as bandeiras dos 50 estados, três territórios, um distrito e duas comunidades dos Estados Unidos.
Não pudemos deixar de incluir nos nosso programa, o passeio no 1880 Train. Um percurso de trem que liga as cidades de Hill City a Keystone. Você pode embarcar tanto em Hill City quanto em Keystone. Neste trajeto o cheiro dos pinheiros, a beleza das montanhas e a história da região nos encantaram! Hill City foi fundada em 1876 nos primeiros anos da corrida do ouro e hoje é conhecida como “o coração das colinas”.
O estado de Dakota do Sul é muito forte na área agrícola, tem planícies de perder de vista com grandes plantações de milho, trigo, girassóis e criação de animais, principalmente bovinos. É um passeio muito bacana para ir acompanhado da família. Uma sugestão legal é ir de Motorhome. Crianças adoram tantas atividades ao ar livre e o legal é que cada cidade montanhosa que se visita, conta sua história no Velho Oeste Americano. Todos com certeza ficarão fascinados em conhecer as histórias do faroeste, a cultura indígena americana, os pioneiros e a vida selvagem da região. O cenário de Black Hills e Badlands propiciam momentos inesquecíveis!
Deixe um comentário